O início foi o verbo . . . (Entrevistas dos Diretores (G&E e E&P), Presidente e PRESIDENTE)

Entrevista da Diretora de Gás e Energia – Graça Silva Foster
http://www.rh.petrobras.com.br/hotsites/Jornal_RH_DIGITAL_30/jornal/Jornal_RH_4a7_entrevista.pdf

“As pessoas não podem estar num ambiente que não as deixa feliz. Para
mim, a felicidade no trabalho está em produzir. Olhar ao redor e ver o
que eu fiz, o que minhas equipes fizeram. A sua história está no seu
crachá. Todos os dias você faz a sua história e a registra no crachá
quando passa pela catraca na volta para casa. Que história você
está escrevendo? Essa é a pergunta que devemos nos fazer todo dia.
Acho que você deve incomodar seu superior imediato e, se for o caso,
dizer que você não está feliz e que você quer buscar essa alegria de produzir
em outra área. Acho que esse é o recado.”

————————————–

Entrevista do Diretor de Exploração e Produção – Guilherme Estrela
http://portalpetrobras.petrobras.com.br/PetrobrasPortal/appmanager/portalp/desktop?_nfpb=true&_pageLabel=dctm_noticia_a_petrobras&idConteudo=petro_noticia_000163

“Nós somos uma empresa que tem paradigmas culturais, somos uma empresa hierarquizada.”

“Você tem que intensificar nas pessoas que todos são importantes.”

“E os mais novos vêm para superar e tem que ser assim mesmo. A hora em que não for assim, como sociedade estamos perdidos.”

“Eu tenho filhos que não trabalham na Petrobras e vejo que somos diferenciados. Então tem que ouvir o outro lado, como é que o outro lado está recebendo isso. Para não termos uma postura arrogante, “eu sei tudo você não sabe nada”. Nós não temos que ter barreiras não. Falar é fácil, mas no dia a dia, você tem que dar aberturas, quebrar paradigmas.”

“Nesse processo de transmissão do conhecimento, nessa interação de pessoas mais experientes e menos experientes, é importante que os processos sejam legitimados para que ambas as partes, por serem tão diferentes, tenham concordado com o processo. Eu falo isso por causa da expectativa dos jovens. É importante que seja estabelecido e legitimado o entendimento por parte dos empregados novos de que as expectativas são válidas, naturais do ser humano, mas em uma grande corporação existe uma série de regras e procedimentos; e as coisas não podem ser conseguidas da noite para o dia sempre.”

“A Petrobras é Brasil mesmo. Tem as qualidades e os defeitos do nosso povo desde o início.”

“. . . exijam dos seus gerentes e colegas a abertura para discutir, colocar suas opiniões e contribuir para que o consenso seja atingido. E que seus problemas e suas atitudes, seus anseios e expectativas sejam discutidos. Os jovens já são maioria. Não tem jeito de não ser assim. Eu sou muito favorável ao conflito, acho que o conflito bem intencionado enriquece. Manter sempre uma certa dose de conflito nas relações é saudável. Para que não sejamos levados ao pensamento único, às coisas muito homogêneas. A paz dos cemitérios é uma coisa que não nos interessa.”

————————————-

Presidente da Petrobras – José Sergio Gabrielli

A Petrobras e o Abismo Salarial
Reportagem de Isto é Dinheiro

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/19968_OS+SENHORES+DO+EMPREGO

Não existe no País setor que espelhe melhor essa nova realidade do que o de petróleo e gás. A exploração das reservas do pré-sal e a expansão dos investimentos da Petrobras em várias regiões brasileiras abrirão 50 mil vagas em 2010. Desse total, a demanda será por mão de obra de nível básico (64%), nível médio (30%) e superior (6%).

Grande parte das oportunidades surgirá dentro de empresas parceiras da estatal ou contratadas para realizar grandes obras de infraestrutura. Mas não é só isso. A própria companhia tem planos ambiciosos. “Nossa meta é abrir dez mil novos postos de trabalho até 2013”, disse à DINHEIRO José Sergio Gabrielli,  presidente da Petrobras.

Além de suprir a demanda com a expansão das atividades do setor, o executivo acredita que a empresa precisa preencher rapidamente o abismo salarial que existe entre os funcionários com menos de oito anos de companhia – e, portanto, com menos experiência – e os que têm mais de 18 anos de casa, que estão próximos da aposentadoria.

———————————————

PRESIDENTE LULA

“Vou terminar 8 anos de mandato com a convicção de que o movimento sindical brasileiro só não conquistou o que não reivindicou”
http://www.atarde.com.br/politica/noticia.jsf?id=2738321
01/06/2010

PRESIDENTE LULA
“esta é a hora de se reivindicar salários, aumentos de conquistas e mais direitos trabalhistas”. “economia cresce, os salários crescem, e o emprego sobe como jamais subiu e esse “é o momento em que você (os trabalhadores) deve conquistar salários”
http://www.cut.org.br/content/view/1068/170/
http://www.portalcorreio.com.br/noticias/matLer.asp?newsId=44226
03/08/2008

PRESIDENTE LULA

“acho que vocês precisam aprender que cobrar do governo, reivindicar e exigir é obrigação de vocês, é obrigação, ou seja, muitas vezes vocês pensam que porque têm amizade comigo, porque me conheceram, que não devem reivindicar. Neste governo não é proibido reivindicar, não é proibido reivindicar. Até porque, as conquistas da sociedade, elas só se dão na medida em que as pessoas aprendem a brigar pelos seus direitos.”

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1956754/discurso-do-presidente-lula-durante-sancao-de-lei-que-reorganiza-defensorias-publicas

07/10/2009

——————————————–

Aos trabalhadores . . .

o discurso, para . . .

na luta, se conquistar a prática.

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

COMENTÁRIOS? Os faça no quadro abaixo. Caso queira responder a um comentário já realizado, clique no link "Responder" do respectivo comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s