ELEIÇÃO DO REPRESENTANTE DOS EMPREGADOS DA PETROBRAS PARA O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (2012)

http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/01/27/comeca-processo-para-eleicao-de-conselheiro-representante-dos-empregados/

Petroleiro 2020 – Participar do Presente para definir o nosso Futuro!

Escolham candidatos independentes!

Narração + texto – Eleição_CA_PETROBRAS_2012

Importância da Eleição

Participemos dessa eleição para a escolha do representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobras.

A participação de representante dos trabalhadores nos Conselhos de Administração das Empresas Estatais chega tarde, mas não deixa de ser bem vinda. Desse modo, para o desenvolvimento de empresas socialmente responsáveis, de empresas que contribuam para o desenvolvimento do País e de toda a sociedade, que não só existam para o lucro de seus acionistas, visão, essa, tacanha e mesquinha, a participação dos empregados nos Conselhos de Administração de todas as empresas, sejam privadas, estatais, filantrópicas, etc., se faz prática fundamental para valorizar a dignidade do trabalho e da ação do homem para o próprio desenvolvimento e para o desenvolvimento de toda a sociedade.

Assim, mesmo que a lei, que possibilita esse avanço nas empresas estatais, contenha inconsistência e incoerência absurdas quanto ao impedimento de voto em questões relacionadas a alguns temas de RH, possíveis interesses diretos dos empregados e do futuro empregado Conselheiro, entendo fundamental, ao menos, um Conselheiro eleito, diretamente pelos empregados, para garantir a palavra e o voto daqueles que, de fato, são e desenvolvem a Companhia.

Missão Estratégica

Em nosso contexto, em que as questões estratégicas, cada vez mais, estão integradas ao tema pessoas e ao fato de estarmos vendo, a cada dia, a criação e rápido crescimento de concorrentes (Ex.: OGX, HRT) com a privatização do que antes foram conhecimento e competência pública, do País, o novo Conselheiro poderá esclarecer, aos velhacos de plantão, que o tema Gestão de Pessoas é estratégico e, pelos fatos, se demonstra colocado em último plano, e não deveria estar nessa posição, bem como não deveria ser interesse direto somente dos empregados da Petrobras.

As políticas da Companhia têm que avançar para assegurar a permanência e disseminação do conhecimento e impedir a formação de impérios privados forjados à custa do investimento público no desenvolvimento de competências do povo brasileiro.

A força do voto direto – Independência, Representatividade e Sustentação Política

Assim, escolha um candidato que seja independente !!!                            Independente do Governo, do Partido do Governo, do Sindicato do Governo ou da Federação do Governo para que, de fato, tenhamos um colega que nos represente, isto é, não esteja nem no bolso e nem na coleira do Governo e, possa, de fato, alcançar a autoridade política e moral, e conquistar a necessária representatividade frente a nossa categoria e tenha a decorrente sustentação política, primeiramente, originária da vontade de cada trabalhador da Petrobrás, demonstrada pelo voto direto e, secundariamente, pela obrigação de função, missão, razão da existência das Associações, Sindicatos e Federações dos Petroleiros, de apoiar e suportar nosso representante para que melhor responda e atue à altura dos direitos, necessidades e interesses dos trabalhadores, e do País, frente aos enormes interesses financeiros, já muito representados, atuantes e atendidos no CA, no Conselho de Administração da Petrobrás.

Portanto, parabéns a todos os colegas que apresentaram suas candidaturas, habilitadas ou não, e até impugnadas, para tentarem ou exercerem esse direito de se apresentar como alternativa para representar todos os seus colegas !!!!   De fato, representam todos os verdadeiros anseios, sonhos e expectativas que a categoria deseja ver honrada na prática da Companhia, não só em suas propagandas ou diretrizes estratégicas !!! Muitos dos que se apresentaram, tenho certeza, desejam e pretendem transformar o que somente é imagem e diretriz, em políticas, processos e práticas que, no dia-a-dia, sejam plenamente exercidas.

A todos os senhores e senhoras, bom trabalho e boa eleição!

Uma das opções engajadas e o processo eleitoral em dois turnos

Uma alternativa, que representa, também, esse caminho engajado, como a de todas  candidaturas independentes, é a do colega Agnelson Camilo. Digo isso, porque, em todas as oportunidades que o vi atuar em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, sempre se mostrou correto, sério e firme frente ao enorme Poder institucional e formal da Companhia.

Acredito que a FNP acertou, quando lançou e apoiou pessoa que agrega diversidade de colegas, conhecimentos e posturas, fundamentais, para representar todos os trabalhadores da Petrobrás na defesa de seu verdadeiro fortalecimento em favor do País, em favor do Brasil.

Entendo que a apresentação do candidato Agnelson Camilo se deu pela confiança que inspira em outras lideranças. O que demonstra, o quanto, quem luta e sempre seriamente lutou em favor dos trabalhadores pode os agregar em volta de si e traduzir essa imagem de União e ser apresentado como uma alternativa para bem lhes representar !!!!

A participação de todos é fundamental !  Seja como candidato, seja como a sua realeza: o Eleitor.

Meu voto?  Está mais do que claro, mas mais do que TUDO, escolham candidatos independentes !!!

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Ações e Reações - Ataques e Contra-Ataques, Gestão de Pessoas, Instrumentos e argumentos para o fortalecimento do trabalhador e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para ELEIÇÃO DO REPRESENTANTE DOS EMPREGADOS DA PETROBRAS PARA O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (2012)

  1. Anilton da Purificação Santos disse:

    Estou aposentado e viajando. Posso votar? De que forma?

    • Marcão disse:

      Para votar na internet é preciso entrar no site eleicaoca.petrobras.com.br com a chave Petrobras e a senha externa, que pode ser cadastrada no Troca-Senha do Sistema Petrobras

  2. Pingback: Eleição de Trabalhador CA_Petrobras_2013 – Declaração de Apoio e Voto em Sílvio Sinedino | Blog do Petroleiro 2020

  3. Luiz Aboim disse:

    Aos companheiros e às companheiras

    Primeiramente, agradeço a todos que votaram em meu nome para o Conselho de Administração da Petrobrás. A candidatura cumpriu o seu papel de denunciar a ausência de democracia no processo eleitoral e apresentou propostas importantes para uma gestão na Companhia que coadune com nossos avanços na produção de petróleo, fruto de nosso trabalho. O que deve servir à construção de um país independente e com qualidade de vida.

    Toda máquina utilizada na campanha do candidato mais votado, não impediu que 71,4% dos petroleiros e petroleiras deixassem de participar dessas eleições e dentre aqueles que participaram cerca de 82,5% dos companheiros e companheiras votassem em outro candidato. Está ai a maior prova de que foi um processo excludente, não participativo e muito menos democrático.

    Diante desse resultado, estive conversando com diversos companheiros que apoiaram nossa candidatura e consideramos de fundamental importância, para a ampliação dos espaços democráticos na Companhia e para que haja uma revisão nos posicionamentos daqueles dirigentes sindicais que se apropriam das nossas instituições sem escutar as bases; que agora no segundo turno asseguremos o voto ao candidato que contrapõe a esse projeto excludente, e enfim tenhamos no Conselho um representante sem atrelamento às gerências arcáicas da Petrobras e que seja capaz de discutir um novo modelo de gestão para a Companhia, incluindo ai as propostas que apresentamos com a nossa candidatura.

    Assim, venho manifestar o meu apoio a candidatura de Silvio Sinedino, que desde o primeiro momento se contrapôs, ao lado dos demais candidatos, questionando a manipulação do processo eleitoral, e venho ainda reiterar minha posição de defesa da FUP, como representação sindical que precisa se tornar desatrelada de governos e de partidos políticos para que recupere a sua legitimidade e efetivamente possa representar aos anseios dos petroleiros e petroleiras por uma Petrobrás que sirva aos interesses do povo brasileiro e que respeite a dignidade dos empregados que precisam trabalhar com saúde, segurança e livres de assédios morais.

    Portanto, conclamo a todos; Vamos à luta por uma nova gestão na Petrobras, pelo fortalecimento da democracia e por um sindicalismo com respeito e com a participação das bases.

    Vote em Silvio Sinedino

    Um forte abraço,

    Luiz Aboim

    Luiz Aboim: É Bacharel em Administração pela Uneb, Pós Graduado em Gestão de Pessoas pela UFBA, trabalha na Petrobrás como Técnico de Manutenção Sênior, admitido em 1979, lotado hoje na P-33, Bacia de Campos. Participou da construção da CUT e do PT onde milita pela construção da nação brasileira voltada para os interesses dos trabalhadores. Foi diretor do Sindipetro-Bahia na reconstrução do sindicalismo combativo. Foi um dos organizadores do 1º Seminário Nacional de Saúde dos Petroleiros, introduzindo a luta por saúde e segurança na pauta do sindicalismo petroleiro. Foi membro do Comando Nacional dos Petroleiros, precursor da FUP, tendo sido parte das coordenações de vitoriosas greves da categoria petroleira e de lutas pela democratização do país a exemplo das Diretas já; do Fora Collor; em defesa do monopólio e da Petrobras e de outras estatais e contra as políticas privatizantes e entreguista do neoliberal FHC.

  4. Pingback: Demonstre, no voto, pela ação e não pela omissão, a sua posição – Eleição 2012 – CA Petrobras | Blog do Petroleiro 2020

  5. Pingback: A fup está com medo do voto direto dos trabalhadores?! (Eleição CA – 2012) | Blog do Petroleiro 2020

  6. FUP acusa o golpe e, autoritariamente, argumenta que somente candidatos do aparelho sindical, de histórica luta (tradução – nenhum novo empregado “aventureiro”) e apoiados pelos sindicalistas da FUP, terão capacidade para atuarem como o Conselheiro representante dos empregados (http://www.fup.org.br/noticias.php?id=5947).

    A FUP tem sido tão sectária, do jogo e discurso do, “somente nossos representantes serão legítimos, capazes e terão sustentação política”, que deixou de acreditar e prezar o processo do debate e do voto, não trabalha com e nem acredita na democracia.

    A FUP está com medo do voto direto dos trabalhadores, tanto dos mais experientes, como dos chamados novos empregados.

    A eleição para os Conselhos da Petros (http://sindipetrolp.tempsite.ws/site/?p=10152) mostrou que os empregados novos começaram a perceber o jogo e os movimentos que fazem para lhes prejudicar (https://petroleiro2020.files.wordpress.com/2011/09/eleic3a7c3a3opetros.doc) e os aposentados e aqueles que se sentiram obrigados a repactuar demonstraram, no voto, o sentimento de injustiça.

    A fup fingiu alegria com uma vaga, mas engoliu uma enorme derrota política: para o Conselho Deliberativo, as oposições ganharam 34.662 votos e a fup 18.893 (https://www.petros.com.br/idc/groups/comunicacao/documents/anexo/wcm038090.pdf).

    Portanto, que os dirigentes da FUP façam uma revisão histórica, e conformem suas políticas, discursos e práticas ao que, um dia, essa instituição significou para os trabalhadores. Somente, assim, quando indicarem seus representantes para novas eleições, todos os trabalhadores terão as mesmas como legítimas e representativas, e não como usurpadoras do direito de voz e voto, da categoria, no Conselho de Administração ou em qualquer outro fórum de representação da categoria petroleira.

  7. Paula disse:

    Estou de férias e sem acesso à intranet, como faço para votar? Já liguei para o 881 e não obtive resposta. Vcs poderiam me ajudar? Muito obrigada!

    • Cara Paula, pelo que sabemos, somente pela intranet poderá exercer o seu direito de voto (até o dia 16 de fevereiro). Não conhecemos outra forma.

    • Marcão disse:

      Para votar na internet é preciso entrar no site eleicaoca.petrobras.com.br com a chave Petrobras e a senha externa, que pode ser cadastrada no Troca-Senha do Sistema Petrobras

  8. Trabalhadores da Petrobras começam a escolher representante na direção
    Processo inédito teve mais de 150 candidaturas apresentadas; Conselho de Administração passará a ter dez integrantes
    Por: Vitor Nuzzi, Rede Brasil Atual

    http://www.redebrasilatual.com.br/temas/trabalho/2012/02/trabalhador-da-petrobras-comeca-a-escolher-representante-no-conselho-de-administracao

    São Paulo – Iniciada nesta quarta-feira (8), a inédita eleição para escolher um representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Petrobras teve mais de 150 candidatos, sendo 135 considerados aptos. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) indicou o seu coordenador, João Antônio de Moraes, que nesta quarta divulgou carta aberta apresentando a candidatura. “Com o apoio estratégico da FUP, poderei me contrapor ao poder econômico e governamental dos demais membros do CA, caso seja eleito representante dos trabalhadores. Atuarei em total sintonia com os princípios defendidos pelos sindicatos e pela categoria”, afirmou. Para a FUP, o direito de escolher um representante é uma conquista do movimento sindical.

    O acréscimo de um representante dos empregados no conselho, que passará a ter dez integrantes, é resultado da Lei 12.353, de 2010. A lei trata da participação dos funcionários nos conselhos de administração de empresas públicas e sociedades de economia mista. A Petrobras formou uma comissão eleitoral com 12 integrantes, seis indicados pela empresa e seis pelas entidades sindicais. A eleição, feita pela intranet da companhia, vai até o próximo dia 16. O resultado será anunciado no dia seguinte.

    A Associação dos Engenheiros da estatal (Aepet), que apresentou 13 candidatos, identificou “um prejuízo no aspecto democrático” do processo eleitoral. Isso estaria acontecendo, disse a entidade, porque só candidaturas “com apoio institucional externo” podem se expressar nacionalmente, já que os canais internos de comunicação não podem ser usados. “Há um claro privilégio de algumas candidaturas em detrimento de outras, o que contraria o preceito democrático”, afirmou a associação.

    O vencedor terá de ser aprovado pela Assembleia Geral Ordinária (AGO) dos acionistas. A reunião deverá ser realizada em março.

    O mandato é de um ano, com direito a reeleição. Conforme a Lei 12.353, o conselheiro representantes dos empregados não poderá participar de discussões e decisões sobre assuntos que configurem conflito formal de interesses, como relações sindicais, remuneração e benefícios.

    Conforme dados de dezembro, a Petrobras tem 58.950 trabalhadores, a maior parte (25.023) nas áreas de exploração e produção. Incluindo as controladas (15.453) e as atividades no exterior (7.515), o conglomerado reúne 81.918 funcionários.

  9. Caros, essa eleição é importante e devemos participar massivamente para que o nosso representante tenha todo o nosso respaldo político advindo do voto direto e nacional da categoria.

    Para votarem, de amanhã, dia 8, até o dia 16 de fevereiro, sigam os seguintes passos (http://portalpetrobras.petrobras.com.br/conteudo/petr_banco_anexos/rh/inf_RH_15_2012.pdf):

    1) Utilizando o Internet Explorer, acesse o hotsite das eleições (http://eleicaoca.petrobras.com.br/hotsite/petrobras/principal/home.htm) no Portal Petrobras (intranet), no banner localizado no centro da página, na parte superior. (Não utilize o Mozilla, pois poderá ter problemas no processo de votação e perder/anular seu voto)

    2) Dentro do hotsite das eleições, clique no botão VOTE AQUI e coloque sua chave e senha.

    3) Responda à seguinte pergunta: “Qual o seu voto para representante dos empregados no CA?”

    4) Apenas um candidato poderá ser selecionado. No final da lista de candidatos, o eleitor também tem a opção de votar Branco ou Nulo.

    5) Para finalizar a votação, o empregado deve digitar o código de verificação informado na tela (Obs: Caso tenha dificuldades em visualizar o código, este pode ser trocado no botão lateral).

    Exemplo de Gerador de Código e Caixa de diálogo de verificação.

    6) Após informar o código de verificação, clique em VOTAR. A votação
    estará concluída e aparecerá a seguinte mensagem: “A eleição foi
    respondida com sucesso”. O eleitor também receberá, por email,
    confirmação de que votou nas eleições.

    Abraço a todos e boa eleição !!!!

COMENTÁRIOS? Os faça no quadro abaixo. Caso queira responder a um comentário já realizado, clique no link "Responder" do respectivo comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s