Gerente em assembléia de trabalhadores? Provocação, Conflito Ético, Dano e/ou Assédio Moral?

Gerente deve, pode, ou não pode participar de Assembléia de Trabalhadores?

Caros, por informe do Sindipetro-LP tomamos conhecimento da presença e participação de Gerentes e Supervisores da Petrobras em Assembléia de Trabalhadores para votar a favor da proposta rebaixada de PLR que a Petrobras submeteu aos empregados. Essa é uma questão a ser discutida pelo movimento sindical e pela Petrobras: sujeitos em cargos de confiança têm alguma liberdade de emitir opinião contrária à determinação superior da empresa?

Pelo histórico e pelo praticado até aqui, os Gerentes podem ser até contrários em pensamento, mas se se posicionarem contra vão perder os cargos. Por isso, os cargos são chamados de cargos de confiança . . . do patrão/diretor/presidente/governo.

Gerente que quer defender alguma posição de gestão, que é contrária a prática da empresa e que, por ventura, melhore a relação de trabalho, deveria fazê-lo, primeiro, no dia-a-dia da prática da gestão, por dentro da Companhia, mudando sua estrutura e modelo de gestão, desempenhando todos os papéis do bom gestor de pessoas (Defensor dos Empregados/Gestão estratégica/ Gestão da Infraestrutura e integrando tudo como Gestor da mudança).

No entanto, ao que parece, para o Poder, gerente que defende interesses dos trabalhadores (um dos papéis de um bom gestor de pessoas, segundo especialistas de RH) é mal visto, pelo entendimento de que faz papel que não é dele, mas que é do pessoal do sindicato ou, no máximo, de alguém do RH. Isto é, não se comportam como gerentes, não são da confiança dos superiores, ao contrário, estão dando muita confiança aos seus subordinados.

Portanto, nos parece que Gerente é cabresteado, não pode emitir opinião própria independente do que a Companhia determinar. Portanto, vai em assembléia só para aprovar a proposta que seu patrão mandou e, sua presença, tem por objetivo inibir a participação, livre expressão e organização dos seus trabalhadores subordinados que poderão passar a perseguidos.

A presença gerencial nas assembléias de trabalhadores, do ponto de vista da disputa política é, no mínimo, uma provocação; e do ponto de vista ético, nos parece possibilitar assédio moral tanto sobre os gerentes, por parte da empresa (pois, de fato e de direito, estarão cerceados em emitir voto livre de amarras), quanto dos gerentes, relativamente aos empregados, pois proporcionará aos gerentes controle e vigilância, influência, sobre processo que não pode estar subordinado à hierarquia funcional-patronal.

Assim, essa é uma questão que deveria ser submetida para análise do Conselho de Ética da Companhia a fim de estabelecer diretriz para evitar que os gerentes da Companhia possam ser assediados moralmente, bem como não corram o risco de abusarem de suas autoridades afetando direitos dos trabalhadores e desvirtuando as votações no âmbito dos sindicatos pelo voto de cabresto movido a altos salários e gratificações. É um ponto para ser melhor estudado e discutido.

Abraço a todos.

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Ações e Reações - Ataques e Contra-Ataques, Métodos de opressão e perseguição e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Gerente em assembléia de trabalhadores? Provocação, Conflito Ético, Dano e/ou Assédio Moral?

  1. Pingback: Petrobras dá uma freada de arrumação, mas tem Resultados Espetaculares e concede Descontos Bilionários!!! (Resultado 2° Tri 2012) | Blog do Petroleiro 2020

COMENTÁRIOS? Os faça no quadro abaixo. Caso queira responder a um comentário já realizado, clique no link "Responder" do respectivo comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s