Tentando desqualificar a vitória da Chapa da FNP, FUP ataca aposentados

Publicado em 13/05/2014 em: http://petroleirosbaserj.wordpress.com/2014/05/13/fnp-eleicoes-fup-aposentados/

Eleição Sindipetro-RJ – Triênio 2014/2017

Eleitores do Rio de Janeiro escolhem a FNP, a Chapa 1 – Independência, Unidade e Luta 

Vitória maiúscula da chapa da FNP

A partir de um processo eleitoral competitivo, garantido pelo Sindipetro-RJ, em que as chapas concorrentes contaram com recursos (panfletos, e-mails, correio etc) para promover suas idéias e fazer o debate com os trabalhadores do Rio de Janeiro, a Chapa 1, conquistou 62,89% dos votos e venceu tanto na ativa quanto entre os aposentados.

A categoria pesou as divergentes propostas: FUP – governismo e subserviência X FNP – independência e luta.

Venceu a chapa da FNP em 29 das 39 urnas. Venceu: no EDISE (maior colégio eleitoral); e, por boas margens, no CENPES, TABG, CAJU, TRANSPETRO, CASTELO, VENTURA, PETROS e ANGRA. Foram 1032 votos para a Chapa 1 contra 609 votos para a Chapa 2.

Aposentado não vota em chapa da FUP !!!!

No entanto, a FUP/RH esperava outro resultado, se decepcionou e reagiu assim:

Rechaço da FUP aos votos e participação dos aposentados

Rechaço da FUP aos votos e participação dos aposentados

http://www.fup.org.br/2012/eleicao-sindical/2222861-base-boicota-eleicao-do-sindipetro-rj-e-divisionistas-se-mantem-no-poder-com-votos-dos-aposentados?tmpl=component&print=1&page=

FUP desdenha dos aposentados e da inteligência de toda a categoria

Além de desdenhar do voto dos aposentados, parece acreditar que os petroleiros do Rio de Janeiro e de todas as demais bases acreditarão em suas invencionices para justificar uma derrota tanto entre os colegas da ativa como, quanto definitiva, nos corações e mentes dos aposentados!!!!

O primeiro trecho tresloucado é o seguinte:

“conquistou a maioria dos votos da ativa, mas, assim como nas eleições anteriores, a atual diretoria se utilizou dos votos dos aposentados para se sustentar por mais uma gestão à frente do sindicato”

Engraçado, a FUP não quer que o aposentado vote e ainda acha que no Rio de Janeiro são manipuláveis e manipulados. Talvez, ela faça isso por aí, mas no Sindipetro do Rio de Janeiro temos uma seção ativa de aposentados e, por isto, são conscientes: votam contra quem tem retirado, atacado os seus direitos, votam contra a FUP.

Divisionismo?

Outro trecho parece querer plantar mais uma semente divisionista fupiana, vejamos:

“Na tentativa de encobrir o apoio da base à Chapa 2,  os divisionistas levaram vários aposentados para votar nas unidades administrativas e operacionais. Mas, mesmo com essa grotesca manobra para inibir os votos dos petroleiros de base, a Chapa 2 venceu o pleito entre a ativa.”

Primeiro, é importante deixar claro que a FUP perdeu tanto entre o quadro de ativos quanto de aposentados. Portanto se conclui que ela faltou com a verdade.

Agora, avaliem a questão colocada, mesmo que fosse verdade que aposentados tivessem sido, sistematicamente, levados a votar em unidades administrativas e operacionais, como eles inibiriam o voto dos demais colegas da ativa? Mais uma vez, a FUP propaga divisão entre os trabalhadores e tenta colocar em contraposição o direito de voto do aposentado e o direito de voto do colega que está na ativa. Ambos exercem seus direitos democraticamente, e voto de aposentado não anula voto do pessoal da ativa e, vice-e-versa. A invencionice fupiana não tem limite. Para quem sonegou aos aposentados os níveis concedidos para a ativa e, agora, descaradamente, se coloca como defensora e agente de sua reposição, criar falsas contradições deve ser fácil e tido como procedimento padrão de manipulação.

Retirada e rebaixamento de direitos -> obriga permanência na ativa

Ainda, devido à retirada e o rebaixamento de direitos de aposentadoria, política defendida pela FUP/RH, todos sabemos que colegas que se aposentaram, tanto pelo INSS quanto pela própria PETROS, têm que permanecer na ativa, inclusive na PETROBRÁS, para continuarem suas vidas. Agora, falam mal de quem permanece a trabalhar. Pura contradição.

Muitos dos trabalhadores não acreditam nos Sindicatos devido à prática teatral da FUP/RH:

Lutando como nunca . . . e traindo como sempre !!

E quanto à conclusão da FUP de rechaço ao Sindicato bem como, relativamente, a ativistas ligados ao PSTU, avaliamos que este distanciamento também é advindo de uma estratégia da FUP, isto é, vemos a FUP/RH se vangloriar de avanços conquistados como fossem por sua exclusiva força, obra e graça. Esta atitude desdenha de todo e qualquer trabalhador que se dispôs a lutar por seus direitos, bem como é muito deseducadora praticá-la no seio de uma empresa que nasceu . . ., e uma categoria que se moldou . . . na luta. Esta estratégia é muito desmobilizadora.  É uma pena que a FUP assim se expresse e se comporte. Todos sabemos que cada conquista depende da correlação de forças que tem se estabelecido nacionalmente e pela base, bem como que o crescimento da FNP e das oposições à FUP/RH, cada vez mais obrigam governo e FUP/RH a jogos teatrais (outra estratégia desmobilizadora) mais elaborados ano após ano, ACT após ACT, em que têm “concedido” os anéis para não perderem logo os dedos. A FNP e as oposições à FUP/RH tem sido o peso que tem feito a balança pender algumas vezes em favor dos trabalhadores, mesmo que a FUP e o RH modelem as negociações e seus informes para parecer que as concessões são responsabilidade somente da FUP.  Todos os trabalhadores já entenderam a chicana FUP/RH, mas ela é desmobilizadora do conjunto dos trabalhadores.

Oportunismo da FUP X Trabalho e dedicação dos ativistas

Já, quanto ao rechaço aos ativistas do PSTU, a base do Rio de Janeiro percebia que a oposição da FUP, ao longo dos últimos 8 anos, só aparecia e apareceu para criticar o tempo dado ao debate das propostas, para aprovar a assinatura de acordos ruins, para bater palmas ao RH/Conselho deliberativo da FUP e, por agora, para disputar as eleições. A FUP demonstrou ser oportunista! Nunca apareceu para dar apoio às lutas.

Diferente dos ativistas, especialmente do PSTU (e de outros partidos e grupos políticos) que, desde o movimento dos Novos, o “Isonomia Já”, vêm desenvolvendo companheiros e impulsionando as lutas dos trabalhadores. Estiveram na luta cotidiana contra o assédio moral, na luta travada pelos trabalhadores do TABG e do CENPES, na luta diária dos cipistas em defesa da saúde e da segurança, apoiou as disputas no CNCO, organizaram a defesa dos colegas contratados dos ataques e fraudes patronais, promoveram palestras quanto à exposição ao benzeno, denunciaram o “fracking” como tecnologia precária e poluidora e sempre trabalharão em favor dos trabalhadores, estejam diretores sindicais ou não.

Unidade com Diversidade e na Luta

Portanto, a categoria, especialmente no Rio de Janeiro, sabe que a Unidade Nacional se faz na luta em favor dos trabalhadores e não sob a ditadura dos interesses governistas da FUP e da corrente do PT chamada articulação do mensalão e do Vargas, deputado da boquinha e da lavagem do dinheiro.

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Ações e Reações - Ataques e Contra-Ataques, Dirigentes Sindicais contra o trabalhador e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Tentando desqualificar a vitória da Chapa da FNP, FUP ataca aposentados

  1. Companheirada é por aí, é preciso dizer em alto e bom som que todos os problemas hoje vividos por aposentados e pensionistas teve seu começo em 2004 no governo do companheiro Lula. Falo como ex-dirigente sindical(presidente do STIEP-Ba de 1987/1990) e conhecedor de toda história da criação da FENASP. Conheço todos eles e sei quem mente e quem fala a verdade. Parabéns, doravante serei um leitor e colaborador do blog.

COMENTÁRIOS? Os faça no quadro abaixo. Caso queira responder a um comentário já realizado, clique no link "Responder" do respectivo comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s