COMPERJ marca presença em Brasília – 4º Dia – 25/02/2015 – Quinta-feira

e Vivencia Ação e Solidariedade de Classe

Foi confirmada a audiência com o Presidente da Câmara bem como um encontro com os três deputados que vinham articulando a audiência bem como contribuindo, vez por outra, com as necessidades de alimentação e abrigo dos trabalhadores.

Deputados Federais

Para cumprir esta agenda os trabalhadores adiaram um pouco a viagem de volta, pois a reunião fecharia o trabalho político que haviam feito nos dias anteriores na própria Câmara dos Deputados.

Os trabalhadores tiveram acesso ao anexo 4 da Câmara dos Deputados e tomaram o plenário 15. Plenário dos Trabalhadores

Parte, ainda, teve acesso ao Plenário em que se fez a cerimônia de instalação de mais uma CPI da Petrobrás. Puderam perceber como a notícia é criada e como se comporta com os trabalhadores, isto é, os tratam como se não existissem.

TVs na CPI Petrobrás

CPI de costas para o trabalhador CPI. Invisibilidade trabalhadora.

Imagens – Os trabalhadores na sala, mas toda a mídia concentrava suas atenções para o teatro montado

CPI requentada instalada

E pelo comportamento da mídia empresarial não há qualquer esperança de que a CPI avance em soluções que favoreçam os trabalhadores. Serão os mesmos debates, embates, falácias e jogos de interesse com chantagens e propinas sobre os potenciais alvos e adversários. Não há indícios de estarem em pauta nesta CPI medidas de combate à corrupção – com a instituição de procedimentos para rápida identificação e punição com processo, prisão e confisco de bens de corruptos e corruptores – nem que protejam os trabalhadores de empreiteiras corruptas e caloteiras, bem como do mal do século, da nova escravidão, chamada terceirização. Talvez, por um milagre, os 88 Bilhões que a Globo diz terem sido desviados da Petrobrás pelas empreiteiras e corruptos e corruptores privados e públicos, possam ser retirados das empreiteiras e recuperados para que a maior empresa do país, maior produtora de petróleo do mundo* mantenha seus investimentos e garanta a continuidade das obras e dos empregos.                        *capital aberto

Pouco depois, toda a comitiva dos trabalhadores do COMPERJ, os Deputados Federais e a representação do Sindipetro-RJ e da Conlutas foram recebidos pelo Presidente da Câmara em seu gabinete. Os trabalhadores apresentaram suas dificuldades e necessidades e solicitaram a intervenção do Deputado para resolver a questão conjuntamente à ação do Ministro do Trabalho e Emprego. O que o Presidente da Câmara também se dispôs a fazer.

Presidente Câmara dos Deputados

Jandira feghali Pós reunião PresCamara

Resumo da obra

Os trabalhadores do Comperj – com a autoridade conquistada na luta, muito trabalho, muito debate e em unidade – acessaram todas as esferas de poder – da Presidência da República (Secretaria Geral), passando pela Procuradoria Geral do Trabalho, pelo Parlamento até a Presidência da Câmara dos Deputados – levando a questão e solicitando intervenção e solução.

Demonstraram, mais uma vez, que estão mobilizados e trabalhando para receber os seus direitos – as suas quitações, rescisões, salários atrasados e empregos retomados – mas permanecem a alertar e reivindicar para a necessidade de garantias de emprego para todos os trabalhadores e a manutenção dos investimentos, bem como do impedimento da Petrobrás ou da União, Estados e Municípios, de contratar empresas corruptas e caloteiras (inidôneas). Ainda consideram que é fundamental a prisão e confisco dos bens de agentes corruptos e corruptores bem como da reversão e recuperação de todas as vantagens indevidas obtidas pelos respectivos grupos empresariais ou familiares. Uma solução é que o Governo crie uma empresa estatal de obras públicas e estatize as empreiteiras para assumir as obras.

Por fim, lutam por seus direitos para fortalecer e defender a Petrobrás e garantir o andamento das obras e o seu crescimento. Tudo por consequência do esforço e dedicação da classe trabalhadora.

Reuniões para Avaliação do trabalho realizado e Organização dos próximos passos

A comitiva que esteve em Brasília fará uma primeira reunião na quarta-feira, dia 04/03/2015, às 14H no Sindipetro-RJ. Vai avaliar o trabalho desenvolvido até então (balanço e análise) e programar a distribuição do Jornal com os informes quanto ao trabalho realizado em Brasília e organizar, para, na sequência, realizar uma segunda reunião na Sexta-feira, às 9H no Sindipetro-RJ, para os informes jurídicos quanto à rescisão indireta bem como quanto a recuperação judicial e as cartas que os trabalhadores começaram a receber, por parte do interventor, com valores a receber e prazo para contestação.

  1. Primeira reunião da comitiva: 04/03/2015, Quarta-feira, às 14h, no Sindipetro-RJ – Balanço, análise e recepção de jornal para a panfletagem convocando para a reunião que o Ministro estabeleceu;
  2. Segunda reunião: 06/03/2015, Sexta-feira, às 9h, no Sindipetro-RJ – Preparação para o dia 9 (Reunião promovida pelo Ministro do Trabalho e Emprego – dia 09, às 16:30 horas na Superintendência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro) e Informes Jurídicos – Rescisão Indireta e Recuperação Judicial – Cartas com valores a pagar quanto a verbas trabalhistas e prazo para divergir e comprovar direitos superiores.

Frente de Solidariedade aos Trabalhadores do COMPERJ – Sindipetro-RJ; o Sintcon-Caxias; o Sindicato dos Metalúrgicos; o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFF (SINTUFF); ADUFF; ANDES Sindicato Nacional; CSP-CONLUTAS, Parlamentares do PSOL e PC do B e figuras públicas do PSTU.

Apoios à luta dos Trabalhadores do COMPERJ – Federação Nacional dos Petroleiros; Sindicato dos Metroviários do Distrito Federal; Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS); AsFoc-SN Fiocruz; Assembleia Nacional de Estudantes – Livre (Anel); Parlamentares Cabo Daciolo, Jandira Feghali, Altineu Cortes, Baba e Paulo Eduardo (Niterói).

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

COMENTÁRIOS? Os faça no quadro abaixo. Caso queira responder a um comentário já realizado, clique no link "Responder" do respectivo comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s